A tradição do cinema de horror italiano remonta ao ano de 1929, quando começaram a ser publicadas na Itália revistas 📉 com histórias de suspense policial sobre assassinos em casasdeaposta série violentos, que geralmente tinham suas identidades reveladas ao final. Conhecidos 📉 como giallos (amarelos, em casasdeaposta italiano) devido às páginas amarelas que os compunham, esses romances começaram, cerca de trinta anos 📉 depois, a ser adaptados para o cinema, dando origem ao subgênero cinematográfico giallo, de histórias sobre serial killers marcadas por 📉 violência e suspense, que teve em casasdeaposta La Ragazza che Sapeva Troppo, dirigido por Mario Bava em casasdeaposta 1963, seu 📉 primeiro exemplo. Tomando emprestados elementos visuais do cinema expressionista alemão e do cinema de horror norte-americano dos anos 1930, os 📉 primeiros filmes giallo foram os responsáveis por inaugurar um filão que depois também viria a abrir espaço para outras obras 📉 com foco deliberado na violência gráfica o chamado terror gore , geralmente centradas em casasdeaposta um vilão de natureza 📉 não humana, ampliando a temática dos filmes de terror e suspense italianos para abarcar também bruxas, vampiros, assombrações e zumbis.
Além 📉 de pai do giallo no cinema, Mario Bava foi o grande nome da era dourada do terror italiano nos anos 📉 1960. Filho de um escultor que também trabalhou com câmera e efeitos especiais no cinema mudo italiano, Mario Bava começou 📉 casasdeaposta carreira como diretor de fotografia e nunca mais abandonou a profissão, chegando a trabalhar em casasdeaposta dois curtas-metragens de 📉 Roberto Rossellini e também assinando a função em casasdeaposta todos os filmes que dirigiu. Entre suas obras de terror mais 📉 famosas presentes nesta mostra, estão o clássico A Maldição do Demônio, de 1960, eAs Três Máscaras do Terror, de 1963. 📉 O sucesso de público desses dois filmes foi tão grande que o segundo, conhecido internacionalmente pelo título Black Sabbath, acabou 📉 batizando a primeira autêntica banda de heavy metal de que se tem notícia.
Apesar do pioneirismo de Mario Bava, Dario Argento 📉 talvez seja o primeiro nome que vem à mente quando se fala de cinema de terror italiano, em casasdeaposta parte 📉 porque seu estilo talvez seja o mais reproduzido e revisitado o pelo cinema norte-americano o diretor John Carpenter, por 📉 exemplo, o cita como referência fundamental para a sérieHalloween. Antes de dirigir seu primeiro filme, Argento colaborou com Bernardo Bertolucci 📉 no roteiro de Era Uma Vez no Oeste (1968), clássico do western spaghetti do mestre Sergio Leone. Em casasdeaposta seguida, 📉 fez casasdeaposta estreia na direção com o primeiro filme daquela que ficaria conhecida como casasdeaposta Trilogia Animal: o giallo O 📉 Pássaro das Plumas de Cristal, de 1970. Além deste, outras quatro das mais emblemáticas obras do diretor estão incluídas na 📉 programação desta mostra: Prelúdio para Matar, outro giallo, além dos sobrenaturais Suspiria, A Mansão do Inferno e Phenomena, que representam 📉 o auge criativo e de popularidade do realizador. Uma característica interessante desses três últimos filmes é que todos apresentam como 📉 protagonista uma garota adolescente incumbida de desvendar uma trama misteriosa e violenta.
Já o terceiro grande mestre do terror italiano, Lucio 📉 Fulci, começou casasdeaposta carreira nos anos 1960, dirigindo algumas comédias e, posteriormente, alguns filmes giallo e alguns westerns spaghetti. Contudo, 📉 casasdeaposta fama internacional se deve aos seus filmes de zumbis, na tradição inaugurada por George A. Romero em casasdeaposta 1968 📉 com seu clássico A Noite dos Mortos-Vivos, que voltou a gozar de grande popularidade nos dias atuais, graças a filmes 📉 como Extermínio eGuerra Mundial Z e a séries de TV como The Walking Dead. O primeiro grande sucesso de Fulci, 📉 Zumbi 2 A Volta dos Mortos, de 1979, chegou a ser comercializado indevidamente na Europa como uma 📉 continuação deDespertar dos Mortos, filme de Romero de 1978. Depois desse grande sucesso, Fulci realizou Pavor na Cidade dos Zumbis 📉 e Terror nas Trevas, também selecionados para esta mostra.
A programação inclui também os dois filmes mais populares de Lamberto Bava, 📉 filho de Mario: Demons Filhos das Trevas e Demons 2 Eles Voltaram, ambos roteirizados e produzidos em casasdeaposta 📉 parceria com Dario Argento, além do clássico A Casa com Janelas Sorridentes, dirigido por Pupi Avati em casasdeaposta 1976, que 📉 acrescenta doses maciças de erotismo à fórmula de mistério e violência dos filmes de terror italianos. Finalizando a seleção de 📉 filmes, a mostra exibe também o polêmico Cannibal Holocaust, controverso pseudodocumentário de Ruggero Deodato lançado em casasdeaposta 1980 e imediatamente 📉 censurado e/ou banido em casasdeaposta dezenas de países. Rodado em casasdeaposta locações autênticas na Amazônia, o filme foi o primeiro 📉 a empregar o formato de uma edição de imagens pretensamente documentais encontradas posteriormente mesmo recurso para agregar realismo à 📉 narrativa adotado por filmes de terror contemporâneos, como A Bruxa de Blair, Cloverfield Monstro e a série Atividade Paranormal. 📉 Unanimamente considerado um dos filmes mais chocantes e violentos já feitos, Cannibal Holocaust é alvo frequente de críticas por casasdeaposta 📉 superexposição de violência gráfica e sexual e pelo fato de animais silvestres terem sido mortos durante casasdeaposta realização. Deodato chegou 📉 a ser preso na Itália, sob a acusação de obscenidade e sob o peso de rumores (nunca comprovados) de que 📉 pessoas foram mortas durante as filmagens.